Desde pequenas integrações com parceiros e estratégias multi-device,
até impulsionar a plataforma digital da sua empresa. Para grandes empresas e startups a resposta é: API.

Facilitar integrações ponto a
ponto com parceiros e clientes

É muito comum as áreas de tecnologia e integração das empresas serem inundadas com solicitações de integrações vindas de parceiros e clientes, normalmente tratadas caso-a-caso. As APIs tem um papel fundamental ao padronizar essas integrações e dar mais autonomia para que os próprios parceiros e clientes possam conhecer os serviços disponíveis e construir as integrações com baixa intervenção manual pelo lado técnico da empresa.

Estratégia multi-device

Capilaridade aliada à segurança era o principal desafio da Netflix. A adoção de uma estratégia de APIs impulsionou seu alcance e hoje tem seu modelo de negócio quase que exclusivamente no streaming de vídeos. Seu filho pode assistir “Galinha Pintadinha” usando o iPad, a Samsung SmartTV ou através do Playstation pois todos esses dispositivos acessam um mesmo conjunto de APIs. A exposição de APIs padronizadas acelera o desenvolvimento dos Apps mobile em todas as variações (dispositivos e sistemas operacionais).

Criação de ecossistema de
aplicações integradas

Quanto mais o seu serviço for integrado aos processos e demais ferramentas do seu cliente, maior a dependência dele em relação ao seu serviço – chamamos isso de efeito ‘cola’.
Ao possibilitar a integração por outras ferramentas via APIs, você não só elimina etapas manuais de processos do seu cliente, como também aumenta este efeito.

O estágio mais avançado desse posicionamento de “Plataforma” é quando não apenas clientes, mas também diversos outros parceiros e atores do seu mercado começam a construir outras soluções usando dados e serviços da sua plataforma criando um ecossistema.

Aumentar sua Governança

Aqui é onde as iniciativas SOA normalmente focam esforços: criar serviços de integração entre aplicações internas e que sejam reutilizáveis. Além disso, investimentos em governança SOA para que a empresa conheça os serviços, estruturas de dados e componentes existentes e que possam fazer uma análise de impacto eficientes frente a mudanças. Temos visto e apoiado empresas considerando SOA como plataforma que possibilita a exposição de APIs, mas, normalmente, restrito ao uso interno.

Incentivar Inovação Aberta

APIs permitem inovar de forma mais acelerada, já que dados relevantes estão tecnicamente mais disponíveis. Tanto empresas como governos já promovem (no Brasil e no exterior) maratonas de desenvolvimento. A finalidade é incentivar a co-criação e premiar os aplicativos mais criativos e úteis. Esses eventos são conhecidos como Hackathons.

Um exemplo muito relevante é da ONG Transparência Brasil. Com o lançamento das APIs, mais de 100 Apps foram criados para ajudar os brasileiros nas eleições e a ficalizar políticos eleitos – alguns experimentais, outros em pleno funcionamento.

Faça sua API decolar

A Sensedia pode te ajudar na concepção da sua estratégia de APIs desde o marco zero