As APIs no mercado de mídia e entretenimento – Parte 2: InfoGlobo

A InfoGlobo possui em seu site mais de 2,5 Milhões de usuários registrados e um acesso de 350.000 visitantes únicos por dia. Vamos ver sua governança de TI.

Olá! Hoje estamos de volta com a série de cases para API mo mercado de mídia. Na semana passada comentamos o caso da ESPN, se você ainda não viu vale a pena dar uma conferida.

Hoje vamos falar de uma ótima preparação para poder criar e expor a sua API, além de ser um caso brasileiro, a InfoGlobo. Em Julho de 2013, sua arquitetura já estava pronta para este mercado ascendente.

Se você não conhece a InfoGlobo, ela publica os jornais lidos por milhões de pessoas todos os dias, como o Globo, Extra e Expresso e possui em seu site mais de 2,5 Milhões de usuários registrados e um acesso de 350.000 visitantes únicos por dia. Ta bom ou quer mais?

Como já vimos no post anterior, a informação para este tipo de companhia é o maior valor que ela pode gerar e se não forem tomadas as precauções adequadas a respeito de segurança e crédito da informação, muito se perde.

Ou seja, para este negócio funcionar da melhor maneira possível com a revolução digital é necessário estar preparado para ela, e assim saber as informações que podem ser expostas e como elas devem ser expostas. Esse sistema se torna completo com uma Governança de TI bem feita.

Foi assim que a InfoGlobo começou a sua Revolução Digital, apostando em uma ótima Governança para garantir a segurança da informação da maneira correta, como pede a cartilha de boas práticas. Definir responsabilidades, perfis, atualizar a documentação de segurança e estabelecer uma nova cultura de gerenciamento de acesso, para que as informações fiquem agrupadas da melhor maneira possível e com o melhor tipo de segurança de exposição para eles.

A Governança de TI (SOA – Service Oriented Architecture) tem como princípios:

  1. Agilidade nas manutenções
  2. Flexibilidade das aplicações
  3. Reusabilidade
  4. Alinhamento entre TI e Negócios
  5. Fundação para APIs

Agora com a arquitetura governada, a InfoGlobo está habilitada para lançar e abrir sua API de uma forma muito mais segura e sem nenhum tipo de gambiarra para o sistema de notícias deles.

Se quiser saber um pouco mais sobre Arquitetura SOA e Governança, sinta-se à vontade para visitar nossa página sobre arquitetura e entrar em contato conosco 😀

Até semana que vem ;D

The following two tabs change content below.

Ricardo Peloi

Estuda Engenharia de Computação na Unicamp, é entusiasta por tecnologia, ciência e produtividade. Entre um post e outro no blog, tenta juntar as pontas soltas da vida com APIs =)

No comments, write the first!

Leave a Reply