Mais um post na série Os Blocos de Construção de uma API! Veja sobre o que já falamos:
Quer ter todos os posts, reunidos, arrumados e organizados, para o seu conforto? Então baixe o Ebook de Blocos de Construção! Clique aqui ou na imagem abaixo:
Tudo certo com os artigos passados? Conferiu o Ebook? Então vamos ao post dessa semana.
Talvez o post de hoje não seja nenhuma novidade. Vamos tratar de ferramentas de Comunicação, ou seja, as principais formas de garantir que seus devs e parceiros conheçam sua API, se atualizem a respeito de novas versões ou qualquer informação que você deseje divulgar e, é claro, não sejam somente recebedores passivos de informação, mas possam contribuir e participar da sua API, criticando, sugerindo e elogiando.
Se quisermos ser filosóficos, bastaria dizer que a Internet é um meio de comunicação. Porém, isso está longe do nível de pragmatismo que é necessário para se ter um bloco de construção. Ou seja, precisamos de ferramentas e processos reais para serem usados em uma API. Vamos a eles, separados em três grandes categorias, Blog, Email e Redes Sociais:
Blog
Ter um blog ativo é um portal de entrada para novos devs e é claro, novos negócios. Poucas coisas são tão atrativas quanto um volume de conhecimento e informação gerados em ritmo constante, na raiz do seu site. E atratividade vale tanto para seres humanos quanto para crawlers de SEO.
Não só isso, mas um blog permite uma forte interação de uma comunidade de devs em torno de uma API. Um blog sem atualizações e sem pessoas envolvidas dá a sensação de estar morto, e a API dará a mesma sensação para alguém que acabou de chegar.
Aproveite a existência do seu blog e habilite ferramentas auxiliares como leitura em RSS, inscrição por email e publicações em blogs parceiros. Não fique esperando que todos irão acessar seu site periodicamente e conferir as novidades. Dê o acesso de bandeja e terá mais leitores.
Como já enfatizamos na Parte sobre Onboarding, não reinvente a roda: email é a identificação universal das pessoas na Internet. Hoje em dia, as pessoas já tem email antes de ter RG. Sua preocupação aqui deve ser com o que você manda por email.
Um dev novo se cadastrou? Que tal mandar sua documentação para ele em um PDF anexo? Pessima ideia. Emails servem somente para avisos e comunicação informal. Atualizações devem ter seu lugar em uma página do site. Suporte deve ser feito de maneira formal. Sua documentação, como dito, deve estar bem aconchegada na página da API.
Portanto, use o email para novidades no blog (como em uma Newsletter, o que é bem legal) e para avisos sobre novidades, mudanças ou problemas na API. De preferência, cada uma dessas coisas têm o seu lugar na página da API, sendo que o Email é apenas um maneira de informar às pessoas que algo diferente está acontecendo.
É importante notar que o envio de Email segue regras rígidas. Por exemplo, não envie Email para quem não solicitou, e tenha em todas as suas mensagens um botão que permite ao destinatário optar por não receber mais nada de você. As melhores ferramentas de Email Marketing (como RDStation e MailChimp) garantem que isso seja feito.
Redes Sociais
Cada rede social tem uma comunidade e um perfil. Mesmo que seja legal ter uma conta em cada uma e republicar conteúdo do seu blog nesses canais de comunicação, melhor mesmo é manter um relacionamento adequado com quem frequenta cada rede. Assim como no blog, tome cuidado para não deixar alguma conta sem posts por meses. Isso pode dar a impressão de que sua API foi abandonada. E assim como no Email, a comunicação por rede social é informal é não deve substituir seus próprios meios de comunicar e dar suporte, o que deve ocorrer através do site e será abordado com detalhe em posts futuros da série.
Twitter
Bastante usada por devs e útil para manter seus seguidores atualizados a respeito de qualquer novidade. Devido ao fluxo enorme de tweets, uma prática comum é postar o mesmo conteúdo repetidas vezes, em horários e dias diferentes. O principal cuidado é não se tornar alguém chato e acabar manchando sua reputação. Nem tweets demais, nem de menos.
Linkedin
Provavelmente, a maioria de seus devs não virão daqui. Porém, novos e proveitosos negócios podem surgir do Linkedin. A presença da sua API nessa rede social pode abrir as portas para oportunidades que não surgiriam com o fluxo de devs que chega à sua API em meios convencionais.
Facebook
Apesar de as publicações orgânicas terem cada vez menos relevância no Facebook, essa rede social tem uma capacidade de prova social muito grande. Isso significa que, mesmo tendo somente 5% dos seus fãs recebendo seus posts na Timeline deles, vale a pena continuar postando e garantir que o número total de Likes aumente e incentive outros a também dar Like.
Google+
Quem usa o Google+? Se a resposta foi ninguém, você está provavelmente errado. É verdade que a rede social tem muitos usuários (mais de 2 bilhões), uma vez que qualquer um com conta Google recebe uma do G+ de presente. Também é verdade que uma fração mínima dessas pessoas é ativa na rede. Porém, o G+ tem praticamente o mesmo número de usuários ativos que o Linkedin, e ao longo dos últimos anos, o G+ se tornou uma rede de nichos. Hoje é fácil achar comunidades muito aquecidas que tratam de assuntos específicos. Não descarte essa rede antes de ter certeza que seu público não está andando por ali.
Gostou desse artigo? Confira a parte V: Conta do Desenvolvedor, clicando aqui, ou na imagem abaixo:
Leave a Comment