Mais um post na série Os Blocos de Construção! Pegou o bonde andando? Não precisa sair fuçando o blog, os posts anteriores estão aqui:
– I – Onboarding;
– II – Documentação;
– III – Materiais Educativos;
– IV – Comunicação com devs e parceiros.
Quer ter todos os posts, reunidos, arrumados e organizados, para o seu conforto? Então baixe o Ebook de Blocos de Construção! Clique aqui ou na imagem abaixo:
Tudo certo com os artigos passados? Conferiu o Ebook? Então vamos ao post dessa semana.
Nesse ponto da Série, já passamos do ponto de convencimento e aclimatação dos devs. Antes, falamos de formas de informar e educar quem está chegando agora e, não só isso, mas formas eficientes de se comunicar a curto e a longo prazo com seu público alvo. Se quiser dar mais um passo atrás, saiba que sua API precisa de um Plano de Marketing. A partir de agora, a suposição é que a API já tenha alguns devs cadastrados e interessados em usá-la.
Então, um conjunto de blocos muito rico e interessante é relacionado à Conta do Desenvolvedor. O que seria isso? É simples: quando um novo dev ou parceiro faz cadastro no site da sua API, ele tem a intenção de testar sua API ou até mesmo já tenha planos de um ou mais apps. Sua missão então é fornecer as ferramentas mais adequados para que um dev possa gerenciar seus tokens de acesso, apps e o quanto ele consome a API.
Dashboard
Essa é a página inicial da Conta, que os devs cadastrados verão. O mais importante aqui é a usabilidade. Quais são os botões mais importantes e as informações que podem ser deixadas à mão? Um link para cada um dos blocos descritos abaixo é uma boa forma de começar, mas quais botões terão destaque? Outra preocupação são as informações disponíveis. Haverá um gráfico de consumo da API? Uma lista com as apps e tokens de acesso?
Lembre-se que o dev não tem que ficar procurando e fuçando a interface. Tudo deve estar à disposição para que ele possa gerenciar o uso da sua API de maneira simples e intuitiva.
Gerenciador de aplicações
É comum que cada dev possua mais de uma aplicação cadastrada na sua API. Para que ele possa controlar adequadamente seus acessos e chamadas, é bom manter funcionalidades que facilitem o cadastramento de novos apps e obtenção de outros tokens de acesso, assim como ferramentas de gerenciamento de seus projetos com a sua API.
Logs de Consumo e Analytics
Essa aqui é uma das informações mais relevantes para qualquer dev. Isso qualquer API tem limitação de chamadas. Saber gerenciar quantas chamadas sua app está fazendo é uma das virtudes de um bom dev de APIs. Isso vale ainda mais quando sua API é monetizada em cima do volume de chamadas feitas. Nesse caso, vale até avisar o dev (e usar as dicas de comunicação que já demos) quando ele estiver chegando perto do seu limite.
Portanto, se estiver em dúvida de qual botão colocar em evidência na Dashboard, pense nisso. Melhor ainda: insira gráficos (ou miniaturas) de fácil acesso, deixe os logs e medidores de consumo no topo da lista de prioridades para sua Dashboard.
Configurações de pagamento
Esse aqui só vale para APIs que cobrem pelo seu uso, obviamente. Se houver cobrança pelo uso, deixe todas as informações de cobrança simples e cristalinas. Qualquer um deve poder acessar seus pagamentos e baixar o histórico e notas dos pagamentos. Além disso, forneça também ferramentas que possibilitem atualizar os dados de pagamento (número do cartão, telefone, endereço, etc).
Além disso, deixe fácil o acesso às demais opções de faixa de preço, para facilitar o upgrade de uma conta básica para uma Pro, por exemplo. Uma Landing Page para isso é o ideal, listando os diferentes tipos de pacotes, com seus preços e até um chat ou contatos facilitados do Suporte, de forma a incentivar o upgrade.
Funções básicas de uma Conta
Assim como qualquer Conta, algumas funções são básicas e precisam existir. Se não for fácil atualizar e verificar seus dados, os dev provavelmente irá procurar o suporte, o que criará demanda desnecessária para sua equipe de Suporte. Veja quais são os blocos de funções:
– Reset de password;
– Deletar conta:
Nesse caso, é importante que o dev tenha opções avançadas em relação às suas apps, histórico de consumo, chamadas, etc. Ou seja, antes de poder deletar a conta, o usuário pode querer ter acesso à detalhes do seu uso da API.
– Central de comunicações:
Essa aqui é uma subcomunicação do post anterior. Você pode usar sempre as comunicações internas, mandando avisos. Porém, não imagine que os devs irão acessar o Portal todos os dias para ler mensagens. De modo geral, qualquer comunicação deve gerar uma notificação por email para aquele usuário (a não ser que ele opte por não receber isso).
Gostou desse artigo? Confira a parte VI: Monetização, clicando aqui, ou na imagem abaixo:
Leave a Comment