Inúmeros serviços externos são consumidos via APIs por diferentes departamentos (Marketing, Financeiro, P&D, Distribuição, … ) e muitas vezes esse consumo não é monitorado nem otimizado – o que leva a gastos desnecessários e perda de eficiência.
Através de uma plataforma de API Management é possível não somente expor serviços via APIs, mas também monitorar o consumo das APIs externas, assim como criar um catálogo de APIs disponíveis, aplicar mecanismos de segurança, caching, composição de chamadas, transformação de dados, dentre outros recursos.
O monitoramento do consumo de APIs com dashboards e traces completos das chamadas facilitam o acompanhamento de indisponibilidades e erros, fazer double-checking de cobranças, avaliar qualidade do serviço observando latência, perceber rápido mudanças nas APIs (novas versões, retirement, etc), realizar um gerenciamento centralizados dos gastos e da importância relativa dos diferentes provedores de APIs (o que pode ser usado para negociar melhores preços e diversificar fornecimentos).
Além disso, a utilização de caching possibilita melhorar a performance com latência mais baixa e se proteger de indisponibilidades, assim como reduzir drasticamente custos no consumo de APIs pagas, quando não possuem mudanças muito frequentes nas informações que retornam.
Por sua vez, a criação de um catálogo de APIs centraliza uma variedade de serviços e aumenta a agilidade na utilização, evita contratações duplicadas e falta de controle da equipe de TI. Essa falta de controle por parte do pessoal responsável por tecnologia pode acarretar em consumo de APIs com segurança inadequada, expondo informações sensíveis da empresa.
Outra recurso útil é a criação de uma camada de API mediation, o que favorece a composição de chamadas, a transformação de dados e aplicação dos mecanismos de segurança.
Em caso de mudanças nas APIs, com o uso de uma camada de API mediation, a interface para o consumidor da API continua a mesma. É necessário apenas direcionar a API de mediação para uma outra API ou alterar os parâmetros para se adequar às mudanças, sem precisar alterar os diferentes apps que consomem as APIs.
Leave a Comment