Hoje, todas as empresas, principalmente as voltadas à TI, possuem uma área de suporte aos seus usuários, mas melhorar a experiência desses usuários no consumo das APIs para as aplicações torna seu segmento mais ágil e controlável, sempre voltado para o escopo da empresa, por isso, na Sensedia existe também um atendimento diferenciado, focado nos objetivos estratégicos e processos do cliente e em suas ferramentas juntamente com a API, chamado de Developer Experience.
Quais as funções do Developer Experience?
Resumidamente, o time de DX tem como foco engajar e melhorar o uso da API para determinado cliente e/ou aplicação, voltado ao acompanhamento do uso contínuo das APIs de forma otimizada e com sucesso.
Ok, mas por que fazer isso?
Acompanhamento da usabilidade e extração de dados
Afim de detectar possíveis falhas e evitar o impacto de determinada ação ao beneficiário destas chamadas, com esse acompanhamento, podemos identificar os maiores causadores de erros da família 4XX (client_error) e também dos erros 5XX (server_error) onde encontramos possíveis intermitências internas, tendo como resultado uma melhora e otimização do uso das APIs. Além disso, com esta análise, acompanhamos a Latência (tempo de resposta); Eficácia (bom resultado das chamadas na API) e a Tolerância à erros e Facilidade de uso.
Conhecendo os usuários, a quantidade de uso de chamadas e relação de HTTP Status, possuímos dados para análise de redução de taxa de erros e melhor aproveitamento das chamadas.
Entender o processo e a regra de negócio do cliente
Entendendo o cliente é possível identificar os cenários que necessitam de melhoria, por exemplo: para um marketplace, é possível analisar os JSONs das chamadas e assim acompanhar os produtos cadastrados, otimizando as informações passadas e seguindo os padrões internos.
Assim, caso seja identificada alguma divergência que impeça o lojista de ter o produto auditado devido a uma falha de informação, como o não cumprimento de padrões de informações, podemos realizar o acionamento da integradora (plataforma/hub) para buscar a solução, garantindo que as informações cheguem ao cliente com facilidade na auditoria para publicação de produtos que serão comercializados.
Inclusão e manutenção de informações no Portal de Desenvolvedores
Todo cliente precisa de um guia ao desenvolvedor da aplicação que usará a API, para orientação e disponibilização de documentações de processos e regras de uso. Cabe ao Developer Experience analisar se as documentações disponíveis são adequadas e atendem as necessidades dos desenvolvedores, para assim realizar as devidas melhorias e otimizar o entendimento dos fluxos e também atualizações de informações, sempre que houver necessidade.
Ter um portal para desenvolvedores com todas as informações necessárias e espaço para se comunicar conosco, um suporte totalmente voltado para isso, de forma sempre atualizada, torna o processo de integração muito mais rápido, tranquilo e descomplicado.
E quais informações são importantes para um desenvolvedor da API?
– Guia sobre o uso da API;
– Dicas e regras do cliente;
– Ambiente de Sandbox (para realização de testes fora do ambiente de Produção);
– Listagem dos recursos e métodos disponíveis, entre outros.
Atendimento de tickets
Possuir um canal e analistas que entendem do negócio do cliente, assim como o uso da API, facilita o atendimento, tornando-o mais claro e objetivo.
Validação de aplicações
Ter uma validação dos testes realizados traz a vantagem de garantir que a aplicação que usará a API em produção seguirá todos os processos obrigatórios e necessários para obter sucesso. Assim, analisamos todas essas etapas e, caso identificado alguma divergência, é possível o acionamento para adequação antes da aplicação entrar em produção, podendo ocasionar algum impacto seja tanto na integradora quanto no cliente.
Controle dos acessos em Produção
Dependendo das permissões do uso da API (público, privado ou restrito), é possível realizar controle de uso destas aplicações.
Quando necessário, podemos incluir/restringir um acesso quando o cliente solicitar e acompanhar a quantidade de requisições permitidas por chave de acesso. Se o cliente tiver a chave da API de forma privada, caberá ao Developer Experience realizar a criação desta chave no ambiente de produção, respeitando as regras e processos de cada cliente.
Desenvolvi uma API e agora?
Deve-se pensar no ciclo que o desenvolvedor fará para consumo desta API e qual a melhor experiência.
Dessa forma, é importante garantir que todas as ações citadas acima serão realizadas, sempre em busca da melhoria contínua, trazendo benefícios e boas ações ao consumo destas APIs.
E no final, quais os benefícios em possuir um atendimento focado?
O DX age como um auxiliador na melhor experiência e consumo de APIs de forma especializada nos negócios e regras do cliente.
Uma das principais vantagens ao cliente em ter esse time como suporte, além da busca a otimização das chamadas via API de forma a garantir o sucesso da aplicação e utilização, também somos considerados um braço do cliente, tanto em questões focadas no uso das APIs, como também numa análise em conjunto de processos e ideias do todo, auxiliando-os sempre que necessário.
Conheça alguns dos cases Sensedia.
Leave a Comment