#streamingDeEventosAoVivo
A popularização do uso da internet através dos aparelhos celulares, smartphones e tablets fez com que as redes sociais se tornassem parte integrante – e há quem diga, fundamental – da vida de muitas pessoas.
Isso é tão poderoso que as hashtags passaram a existir no mundo analógico. De embalagens de comida a programas de TV, as redes sociais serão citadas e usadas para complementar as estratégias de marketing e produto.
Um nicho que vem atraindo muito a atenção desses usuários e de produtores são as APIs que promovem a interatividade ao vivo, principalmente através do Twitter e do Instagram.
E eventos são as uniões perfeitas disso. Grandes interações sociais, que combinam estratégias de marketing, negócio e muitas vezes, produto.
Portanto juntei no post de hoje algumas ideias simples de serem executadas , mas extremamente eficientes, para que você possa usar essas ferramentas a seu favor nos próximos eventos e assim promover sua estratégia de negócios com boa visibilidade.
#partiu
Exibição dos trending topics do seu evento
Quem vai a um evento e usa as redes sociais raramente resiste em postar uma foto ou uma mensagem com algumas hashtags relacionadas a ele. Fizemos isso no APIX um monte de vezes!
Que tal então unir as principais hashtags dentro do seu evento e exibir ao vivo as principais?
Utilizando APIs (como a do Twitter) com esse fim, você pode criar o seu próprio painel de trending topics e fazer com que mais usuários usem as mensagens de marketing que você deseja que circulem, entre patrocinadores, nomes de artistas, locais e etc.
Alguns aplicativos e startups de eventos brasileiros já possuem sistemas prontos para fazer isso, e geram uma forma de engajamento bem interessante e poderosa.
Exibição de mensagens via Twitter a partir de uma hashtag
Outra forma de usar APIs ao vivo durante seu evento é a partir da seleção de um painel de interatividade onde são exibidas mensagens com uma hashtag específica.
O legal é que assim você pode contemplar tanto as pessoas que estão no local, bem como quem acabou perdendo a festa.
Dessa forma, além de promover o seu evento, você também agrega valor ao mostrar para quem está ali que há outros que ficaram de fora (e as pessoas gostam de se sentir, de alguma forma, escolhidas).
Exibição de imagens via Instagram a partir de uma hashtag
Não tão popular quanto o Twitter, mas ainda bem poderoso, o Instagram pode ser o nicho que você precisa para valorizar o seu evento e agregar classe e estilo à ele.
É uma boa forma de promover a interatividade ao vivo a partir das APIs, compartilhando imagens com uma hashtag.
Além dos mesmos benefícios da exibição de mensagens, a partir das fotos você terá material que comprova o sucesso da produção e agrega valor à futuras edições do evento. Todos ficarão com vontade de participar ao ver os rostos felizes do público compartilhando aquele momento especial e a qualidade da produção.
Só garanta que o público se sinta feliz e contemplado, e que a produção seja de primeira 😉
Aliás, essas exibições ao vivo promovem uma interação bem específica: ela transforma o cliente do evento em protagonista, ou melhor, em estrela dentro daquele universo.
Dispensar essa atenção é perder uma oportunidade única e de valor inestimável para você ou para o seu cliente.
Periscope para um ar de inovação
Se quiser uma interação diferenciada com seu público, que tal usar o Periscope?
Caso ainda não conheça, o Periscope é uma ferramenta do Twitter, em que o usuário pode criar canais de streaming ao vivo para compartilhar conteúdo. Os vloggers adoraram esse conceito e apenas alguns meses depois de sua criação, a ferramenta já conta com mais de 10 milhões de usuários.
Ou seja, com uma ferramenta de streaming pronta e desenhada para compartilhamento via redes sociais, você pode criar um forte engajamento do seu evento (e da sua marca).
O Periscope ainda não tem uma API pública, mas sua estrutura é toda criada sobre uma API interna, e alguns desenvolvedores já usam fazendo scrape (busca sequencial das páginas) do Twitter para achar os vídeos. O usuário gabrielg do Github publicou uma API em Ruby que faz isso.
Matteo Contrini também publicou um artigo no Medium ensinando a fazer isso.
Vale a pena conferir 😉
Ao vivo é mais legal
Essas são apenas algumas ideias para usar a interação ao vivo através do APIs para transformar o seu evento em algo memorável.
É preciso sempre usar a tecnologia e as suas novidades para poder criar novas e inteligente formas de interagir com o público e fortalecer a sua marca.
Normalmente, é mais legal assistir os eventos ao vivo, mas a possibilidade de unir a interatividade das redes sociais aos eventos faz com que seja uma oportunidade única e super moderna de garantir uma publicidade e uma ação de marketing digital matadora.
Portanto, aproveite tudo que as APIs têm a oferecer no seu próximo evento.
E que tal receber sempre novidades sobre a tecnologia e tudo o que ela tem a oferecer? Assine a nossa newsletter para ser avisado sobre nossos conteúdos. Mais de 7000 pessoas já recebem 😉
Leave a Comment