Datas comemorativas que se baseiam em promoções e descontos representam um grande desafio para os e-commerces, não apenas no sentido de vendas em si, mas para suportar o grande volume de acessos e pagamentos acontecendo num curto período de tempo. Além disso, hoje temos um cenário de pandemia que potencializou o uso de canais digitais para vendas em diversos países.
Aumento Sazonal na prática
Vamos pensar numa Black Friday, por exemplo. Ainda é comum encontrar sites que ficam fora do ar, com filas de espera para acesso e compras que não podem ser concluídas por instabilidade no serviço. Além dos problemas relacionados à uma experiência do usuário bastante decepcionante, isso representa um impacto direto na receita do negócio, que, devido a problemas técnicos, não conseguem aproveitar a onda e causar impacto. Junte isso ao dinheiro investido em campanhas de marketing e compra de produtos, e você terá um resultado bastante negativo.
Diante deste cenário, é muito importante ver a Transformação Digital como um caminho a ser percorrido, e ela vai além do Marketing Digital. Investir em canais online para atendimento rápido e seguro é um primeiro passo para atingir resultados expressivos. Hoje as APIs fazem parte de qualquer rotina de times de TI que tenham algum investimento digital, e elas são a chave para alavancar a potência do seu e-commerce.
Para quem ainda não conhece o termo, API é a sigla para Application Programming Interface, que nada mais é do que uma ferramenta que permite uma integração fácil entre sistemas diferentes. Em poucas palavras, ela nos dá poder para fazer um software trocar informações em tempo real com outro software. São as APIs que possibilitam o que conhecemos hoje como “marketplaces”, para isso, as integrações simples e um gerenciamento eficiente são fundamentais.
Marketplaces são um conjunto de várias lojas vendendo através de um único site, como é o caso da dafiti.com ou do linio.com.co. Porém, esse não é o único modelo de negócio possível. Investir para que seu ecommerce atenda a altas demandas, principalmente em datas comemorativas, não garante apenas a estabilidade do seu site, como também refletirá diretamente nas suas receitas.
Estratégias sólidas de APIs permitem aos varejistas explorar novos modelos de negócio, porém também permitem se preparar para esses cenários, evitando a indisponibilidade, através de serviços mais escaláveis além de criar as fundações para que novas experiências digitais como Chatbots, VR, Aplicativos Móveis, integrações com serviços de Delivery e muito mais.
Nós preparamos um passo a passo de como preparar suas APIs para “Tsunamis Digitais”, como Black Friday ou outros dias especiais:
1- Defina APIs e Integrações Chave:
- Com base na jornada do seu cliente, quais são as APIs que, em caso de indisponibilidade, irão te impedir de completar as vendas? Essas APIs devem ser testadas e manter um monitoramento constante durante o “Tsunami”.
2- Simule e Otimize:
- Dias e semanas antes, prepare seu ambiente, e faça inúmeros testes de carga simulando esse cenário de explosão de acessos simultâneos.
3- Prepare seu time:
- Crie canais de comunicação abertos com todos os times, via Slack, por exemplo, que permita que a informação flua entre todos os participantes.
- Envolva pessoas-chave, que possam tomar decisões rápidas e “apagar incêndios” antes que eles se tornem críticos.
4- Monitore sua performance:
- Mantenha um monitoramento constante e o mais atualizado possível das suas APIs e outros serviços que possam impactar o seu negócio durante esse período.
- Crie Painéis e Alertas de monitoramento, isso permitirá uma reação mais rápida a qualquer problema.
- Seja pró-ativo e mantenha todos os times informados de todas as situações.
5- Celebre os resultados!
- Esses períodos geram resultados espetaculares, que devem ser compartilhados, mas também são grandes desafios para os times e exigem um grande esforço de todos os envolvidos, portanto, celebre os resultados e a dedicação do seu time!
Empresas como a Natura, uma das maiores companhias de cosméticos do mundo, já se preocupam com a questão de estabilidade dos serviços há anos. Para encarar datas como Black Friday, o planejamento começa meses antes.
“Empresas globais como a Natura enfrentam uma demanda muito elevada nessas datas comemorativas, por isso, é imprescindível que toda a estrutura online da empresa esteja disponível 100% do tempo, pois minutos fora do ar podem representar milhares de dólares que deixam de entrar” diz Marcilio Oliveira, COO da Sensedia, que é uma das empresas que suportam as estratégias digitais da Natura.
Não apenas para esse tipo de data que o varejo deve adequar seus canais digitais e e-commerces. Após a pandemia, o modo como os consumidores farão suas compras mudará expressivamente em relação às compras em lojas físicas versus compras online. Será necessário para os lojistas também pensarem na segurança física de seus clientes, e proporcionar opções que sejam convenientes e fáceis de se adotar. Esse momento é ideal para reimaginar seu e-commerce, pensando na adoção de novas tecnologias para potencializar suas vendas.
Leave a Comment