SensediaSensediaSensediaSensedia
  • Products
    • API Management Platform
    • Governança de APIs
    • Event-Driven Architecture
    • Microservices & Service Mesh Architecture
    • PCI
    • Flexible Actions
  • Services
    • Consulting & Professional Services
    • API Care
    • Developer Experience
  • Solutions
    • Insurance
    • Open Banking
    • Retail & e-commerce
  • Content
    • Webinar e Ebooks
    • Blog
    • Cases
  • Contact
    • Customers
    • Support
  • Careers
  • Português
    • Inglês
    • Espanhol

Estratégia de APIs para Inovadores

    Home Negócios Digitais Estratégia de APIs para Inovadores
    Estratégia de APIs para Inovadores

    Estratégia de APIs para Inovadores

    By Eike Malavasi | Negócios Digitais | 0 comment | 7 março, 2017 | 1

    Estratégia de APIs para Inovadores

    Inovação é o centro da transformação digital e como você bem sabe e já até explicamos para você: as APIs são a cola necessária para fazer com que todos os pontos dessa teia de inovação estejam sempre conectados.

    Por esse motivo, resolvi montar um guia no qual irei lhe explicar três grandes exemplos de inovação através de APIs e como montar a sua própria estratégia para poder inovar e realizar a disrupção digital do seu negócio.

    Então vamos começar com os três modelos mais comuns no qual as APIs são ferramentas fundamentais para a inovação: Ecossistema de APIs através de Inovação Aberta, Parceria Digital e Utilização de APIs Internas.

    Twitterverse

    Twitterverse

    Sim, Twitterverse! Este deve ser o ecossistema de APIs mais conhecido ao redor da internet (tem até nome próprio), já que mais de 100 empresas morreriam caso o Twitter resolvesse fechar definitivamente suas APIs.

    Para chegar nesse ponto, o Twitter contou com uma estratégia de abertura de APIs no estilo Freemium, ou seja, não há custos para utilização até um certo número de chamadas, mas após atingir o seu limite você é cobrado.

    Com isso, muitas empresas começaram a oferecer aplicações com base em dados obtidos por essas APIs (como você pode ver na imagem acima) e cada ramo dessa imagem representa uma API diferente que o Twitter oferece.

    Temos até mesmo um vídeo que fala apenas do ecossistema de parceiros deles, e também uma palestra do APIX na qual eles são um dos participantes de uma mesa de discussão.

    Marketplace Cnova

    Marketplace CNova

    O Marketplace da CNova (o maior do Brasil) é um ótimo exemplo sobre parceria de APIs de sucesso. Ele foi o primeiro marketplace brasileiro e é responsável pelas vendas dos principais e-commerces de nossa terra tupiniquim, como Extra.com, PontoFrio e Casas Bahia.

    Para você entender como funciona precisamente os Marketplaces, eu sugiro este post do nosso blog. 

    A fim de explorar um pouco mais sobre esse universo vou te mostrar alguns resultados que uma estratégia de marketplaces consegue entregar, baseado exatamente no case da CNova:

    • Tempo de Integração de novo parceiro reduzido de 6 meses para 3 semanas
    • Tempo para primeiro teste na API em menos de 30 minutos
    • Aumento de 40% no portfólio de produtos das lojas
    • 4.000+ lojas integradas
    • Responsável por 35% das vendas totais dos e-commerces Cnova

    Netflix

    Netflix Logo

    Para finalizar a lista de exemplos inspiradores, o maior caso de APIs internas e criação de Experiências Digitais não poderia estar fora dessa lista.

    Para te mostrar como as APIs internas da Netflix foram extremamente inovadoras, é necessário entender o início da empresa.

    Quando a marca nasceu, o core business era a entrega de DVDs em casa, ou seja, uma empresa de logística muito bem organizada através da internet. Você pedia o filme e ele chegava até a sua casa!

    Em meados de 2000, a Netflix foi até mesmo oferecida para a Blockbuster, que era a maior empresa de aluguel de DVDs na América do Norte, porém eles não quiseram, já que não acreditavam em uma estratégia na qual você não pegaria o DVD nas mãos antes de assistir – mal sabiam eles o que perderiam adiante, não é mesmo?

    2007 foi o ano de ouro da Netflix, pois neste ano aconteceu a revolução, e eles resolveram inovar e entregar seus títulos através de Streaming.

    A Netflix está presente em mais de mil dispositivos diferentes nos dias atuais e tudo isso com uma excelente estratégia de APIs internas, ou seja, cada aplicativo é desenvolvido de acordo com cada dispositivo consumindo as mesmas APIS, gerando uma entrega de experiência excepcional.

    Esta estratégia é responsável por uma qualidade fenomenal de streaming, e que deixa a Netflix sempre preparada caso precise disponibilizar seus conteúdos em algum novo tipo de tela. Caso você ainda queira conhecer os diferentes tipos de APIs, é só ler este artigo.

    Inove a partir de sua API

    Agora que você já possui alguns exemplos necessários para entender como as APIs conseguem gerar inovação para os seus negócios, eu vou te mostrar como montar a sua estratégia de inovação através da exposição de APIs.

    Para começar é necessário pensar nas duas pontas que a sua API irá unir: o seu negócio e o consumidor final.

    Foco no seu Negócio/Produto

    Para se ter o impacto desejado nos seus negócios, a escolha das suas APIs precisa estar muito bem alinhada com os objetivos do seu negócio e do seu produto.

    Ou seja, o foco de exposição através de APIs deve ser exatamente no seu core business – afinal, é nele que sua empresa mais investe e, assim, consegue se diferenciar. Com APIs você irá ganhar muita inovação e agilidade para até mesmo criar novos produtos extremamente focados em novas áreas que hoje você não explora.

    Um ótimo exemplo desse tipo de exposição é a estratégia de Open Banking.

    Caso você não conheça esta estratégia vou te explicar um pouco: Imagine-se utilizando as suas informações bancárias nos aplicativos que você utiliza no dia a dia.

    Por exemplo, o seu aplicativo favorito de controle de gastos sincronizando automaticamente com a sua conta, tendo acesso a todos os seus gastos de cartão e conta corrente, gerando um controle exato e ainda sugerindo serviços realmente úteis para você, ao invés daquelas propagandas genéricas e sem nenhuma segmentação.

    Esse é exatamente o princípio de Open banking! Que por definição simples é a possibilidade de criação de novos negócios e ecossistemas digitais através de APIs disponibilizados bancos.

    Um dos exemplos que mais gosto de falar quando tratamos de disrupção do seu negócio a partir de Open Banking são os aplicativos criados a partir da API do Credit Acricola, um dos maiores bancos franceses.

    Credit Acricole

    Nesta imagem podemos ver algumas das aplicações criadas através da API, que eles nem mesmo imaginavam.

    Para conhecer ainda mais de Open Banking, recomendo o nosso podcast, o TechBeer.

    Seja simples

    Para começar não é necessário e nem recomendado que você tenha uma API altamente complexa com muitos recursos e que requer muitos passos para utilização.

    Porém, uma grande preocupação que você precisa ter é a utilização de tecnologias simples, que facilitem a utilização, e para isso nada mais indicado que RESTful.

    Uma maneira rápida e prática para você ter um ótimo conhecimento de REST e Design de APIs RESTful basta ler esse post e assistir esse Webinar.

    Engaje Desenvolvedores

    APIs, assim como qualquer produto, precisam de usuários – no caso, desenvolvedores. Por isso, é essencial um plano de comunicação e de engajamento (veja mais sobre como engajar developers).

    O engajamento de desenvolvedores é parte fundamental da sua estratégia de APIs, pois são eles que farão a sua API ser conhecida, utilizada e melhorada.

    Mas como você irá fazer isso?

    A sua grande porta de entrada é o Portal dos Desenvolvedores, como o portal da CNova.

    Nele é possível disponibilizar toda a documentação da sua API, e mostrar o valor que você irá entregar para o desenvolvedor, e é dessa maneira que você irá conseguir engajar desenvolvedores.

    Para realizar uma ótima estratégia e execução deste engajamento, é necessário sempre possuir uma boa documentação da API e também uma ótima proposta de valor.

    Inclusive, dois grandes pontos para uma API de sucesso estão diretamente ligadas ao seu portal de desenvolvedores:

    Gravidade – Possuir em seu kit de entrega o desenho de incentivos para que a sua API seja utilizada, além de ter modelos de precificação e demonstrar a integridade da sua empresa

    Fluxo de Informação – Ter as principais novidades de sua API, sempre melhorar/revisar a sua documentação e conseguir através de dados entregar a informação da maneira mais fácil possível.

    Esteja pronto para a próxima versão

    É extremamente necessário que você colete dados do uso de sua API, como por exemplo as chamadas que acontecem nela, os principais tipos de erros, as aplicações que mais utilizam, entre outras métricas.

    Com um conjunto de métricas bem estabelecidas e um processo de melhoria contínua desenhado para as suas APIs você estará pronto para evoluí-las conforme as necessidades se apresentarem em forma de novos desafios de mercado.

    E como você pode evoluir sua API?

    Uma das maneiras mais simples de evoluir a sua API é através da sua documentação, já que a partir das dificuldades encontradas pelos seus parceiros você pode melhorar o seu portal de desenvolvedores, facilitando a forma como os desenvolvedores podem sanar suas dúvidas e melhorando a sua comunicação com eles.

    Outra maneira muito simples de melhoria é o aumento de recursos disponíveis baseado no desejo de seus parceiros, ou até mesmo retirar alguns recursos que não estão entregando o valor desejado para seus consumidores finais.

    Porém, algo muito indicado é criar as métricas essenciais de sua API e para isso, basta ler esses slides e criar as suas KPIs.

    Não se esqueça do gerenciamento de APIs

    Para que todo esse esforço de reimaginar seu negócio e desenhar a melhor API possível dê certo, é necessário que você gerencie de forma consistente todos os aspectos da sua API.

    O gerenciamento além de garantir todas as informações para os insights da próxima versão vai também garantir toda a segurança não funcional para que seu backend não sofra com ataques ou indisponibilidade, como os exemplos abaixo:

    • Rate Limiting
    • Throttling
    • Chaves de Segurança
    • Possíveis Injections
    • Spike Arrest

    Com um bom gerenciamento você consegue até mesmo ter relatórios para cobrar sobre o uso de sua API, caso faça parte de seu modelo de negócio.

    Recomendo você assistir esse Webinar para saber tudo de gerenciamento de APIs.

    Conclusão

    Após eu demonstrar para você a importância da inovação e como as APIs impulsionam as estratégias de transformação digital está na hora de pensar em seu negócio, e começar a executar todos os passos descritos neste artigo.

    Para poder te lembrar e inspirar, vou passar um pequeno resumo:

    • Foque no seu negócio/produto: pense de forma clara o que o seu core business pode oferecer para a comunidade na qual ela pode inovar e criar novas soluções que agradem o mundo inteiro.
    • Seja simples: Para começar na exposição de APIs e começar a inovação, não é necessário ser complexo, e sim ter um MVP que entregue o valor desenhado para o consumidor final
    • Engaje Desenvolvedores: Um dos passos mais importantes para sua API ter sucesso é a fácil utilização para novos usuários, por esse motivo o seu portal de desenvolvedores deve ser sensacional.
    • Esteja pronto para a próxima versão:Melhoria contínua é mandatório quando tratamos de APIs, por esse motivo novas releases são sempre bem-vindas
    • Gerencie sua API: Todas as melhorias, insights e segurança só são possíveis com um ótimo gerenciamento de APIs e para isso é muito recomendado um parceiro ideal.

    Com essas informações na mão se torne gigante como os exemplos que te mostrei. Seja o próximo ecossistema a possuir seu nome próprio, cresça o seu próprio ecossistema de parceria e crie as melhores experiências para os seus consumidores.

    Mas não pense que você está sozinho nesta jornada, entre em contato comigo que vou ficar muito feliz em ajudar com a sua estratégia de inovação através de APIs.

     

    APIs, design de APIs, Ecossistema de parceiros, Omnichannel, open banking

    Eike Malavasi

    Amante de Tecnologia e Inovação, estudante de Publicidade e Propaganda na PUC-Campinas e sempre em busca de conhecimento.

    More posts by Eike Malavasi

    Related Post

    • Open Banking

      O que é Open Banking? Promovendo o futuro dos bancos com APIs

      By Eike Malavasi | Comments are Closed

      O que é Open banking e por que fará a diferença? Imagine os principais bancos no Brasil quando começaram a oferecer serviços digitais, como Internet Banking ou o app. Como você se sentiu? Confortável, moderno,Read more

    • Casos de Uso de APIs para Seguradoras e Insurtechs

      By Nicholas Gimenes | 0 comment

      O setor de seguros passa por uma nova onda de transformação digital. Essa transformação vai muito além da mera digitalização de processos e avança na integração com um ecossistema de parceiros, no uso de novasRead more

    • Casos de Uso de APIs para Bancos, Fintechs e Financeiras

      By Nicholas Gimenes | 0 comment

      Se você chegou aqui já deve saber que as APIs são as impulsionadoras da nova transformação digital no setor Financeiro. A competição não é mais apenas entre empresas com ativos e sistemas próprios, mas simRead more

    • Open Banking

      Bancos como Plataformas: Plataformização para Bancos e Fintechs — parte 2

      By Nicholas Gimenes | 0 comment

      No post anterior, falamos sobre as novas pressões no setor (regulações, tecnologias, fintechs, expectativas do cliente, …) e em como bancos e fintechs podem tirar proveito desse cenário, além das vantagens da implementação de umaRead more

    • Bancos como Plataformas: APIs na estratégia de Bancos e Fintechs — parte 1

      By Nicholas Gimenes | 2 comments

      “Banking is necessary. Banks are not.” — Bill Gates É fato que a tecnologia acaba mudando as regras do jogo e poucas indústrias estão sendo tão bombardeadas por novidades disruptivas quanto no setor financeiro, oRead more

    Leave a Comment

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Categorias

    • Analytics
    • API
    • Artigos
    • Eventos
    • Internet das Coisas
    • Negócios Digitais
    • Podcast Techbeer
    • Publicações externas
    • SOA

    Tags

    API API Economy API Experience API First API Management APIs APIX As APIs que você precisa conhecer Big Data Blocos Blocos de Construção Desenvolvedores desenvolvimento design de APIs digital transformation e-commerce Ecossistema de parceiros Estratégia API First Estratégia Digital Estratégias SaaS Eventos Exposição de APIs Forrester Games Gartner Gerenciamento de APIs Hackathon Inovação Integração Internet das Coisas Internet of Things IoT MicroServices midia Modelo de negócios Negócios Omnichannel open banking SaaS Segurança Segurança de APIs SOA Techbeer Tecnologia Transformação Digital

    Posts recentes

    • Como criar um cluster Kubernetes com Terraform e AWS-EKS
    • Como o Developer Experience pode ajudar a suportar suas APIs
    • APIs e o novo paradigma da Educação Digital
    • Apache Ignite – Cache – Pt 1
    • Integração de gás com as APIs ganhando espaço
    • Política de Privacidade
    Copyright © 2020 Sensedia | All Rights Reserved
    • Products
      • API Management Platform
      • Governança de APIs
      • Event-Driven Architecture
      • Microservices & Service Mesh Architecture
      • PCI
      • Flexible Actions
    • Services
      • Consulting & Professional Services
      • API Care
      • Developer Experience
    • Solutions
      • Insurance
      • Open Banking
      • Retail & e-commerce
    • Content
      • Webinar e Ebooks
      • Blog
      • Cases
    • Contact
      • Customers
      • Support
    • Careers
    • Português
      • Inglês
      • Espanhol
    Sensedia