Previously on Techbeer
Chegamos ao quinto episódio do nosso querido Podcast Techbeer! E ouso dizer: um dos mais engraçados e irreverentes até agora. Você vai conferir histórias bizarras e inusitadas sobre Design de APIs. São ótimas dicas sobre o que NÃO fazer no Design de APIs.
Mas antes, por que também não coloca na sua lista o nosso último episódio? Lá no episódio #4, o assunto foi Tecnologia para Marketeiros, com a participação de nosso ilustre patrão Luiz Piovesana, do nosso colega da Sensedia e bebedor quase profissional de cerveja Lucas Tempestini, e é claro, Millor Machado, da Fundação Estudar.
Nesse episódio, falamos sobre a dicotomia no profissional de Marketing: tanto alguém que trabalha para satisfazer desejos e necessidades humanas quanto um programador e analista de dados no dia-a-dia.
E é claro: tecnologia não falta no trabalho do Marketeiro, assim como o bom humor nesse episódio! Não deixe de conferir 😉
O que NÃO fazer no Design de APIs
Fazer o Design e Arquitetura de um software que será usado por profissionais em realidades diversas e necessidades diferentes entre si sempre pode ser um desafio.
Porém, conhecendo essa dificuldade, e tendo experiência com diversos de nossos clientes, nós já preparamos um Webinar sobre Design de APIs, além desse artigo recente no nosso Blog com 7 dicas essenciais sobre Design de APIs.
Porém, às vezes é bom tomar outra abordagem: ao invés de falar sobre como fazer uma API, do zero à exposição, por que não olhar algumas APIs implementadas, mas que falharam de alguma forma em ser tradicionais, seguras ou até eficientes?
Afinal, é tão válido entender o que fazer quanto o que não fazer no Design de APIs, não é?
De modo geral, as histórias contadas nesse episódio não impedem que essas tecnologias e APIs sejam admiradas ou usadas sem problemas. Mas que são inusitadas, com certeza são!
Por exemplo, o Sammuel contou a história de como o cientista brasileiro Miguel Nicolelis (que, vide o GIF destacado no começo do artigo, fez o garoto paraplégico chutar uma bola na abertura da copa de 2014) já conseguiu transmitir impulsos nervosos de uma mente à outra, via HTTP.
Sem mais delongas…
Ouça
Download – Soundcloud – iTunes
Os Convidados
Além de mim (Ricardo Peloi) e do Eike Malavasi, no episódio de hoje, trouxemos dois especialistas em APIs, com visões levemente diferentes sobre o assunto:
Em primeiro, José Vahl, Gerente de Tecnologia da Sensedia e responsável pelo nosso produto API Suite. É mestre em Ciência da Computação pela Unicamp. Ele também é autor aqui no Blog.
Além do Zé, também participou do papo o Sammuel Garcia, que é Consultor SOA e Evangelista de APIs na Sensedia. Ele já viu muitas histórias “na rua”, e contou tudo no papo. É claro, ele também é autor aqui no Blog.
A cerveja
A cerveja nesse episódio foi a Therezópolis Ebenholz, cerveja brasileira bem saborosa.
É claro, como sempre, teremos nosso comentário técnico mais que especial feito pelo Eike e pelos convidados José e Sammuel.
Leia mais
Conceitos comentados no episódio:
- Cache;
- Segurança de APIs;
- Modelo canônico;
- RPC (Remote Procedure Call);
- Man in the middle;
- 99apis.com:
Histórias:
- Jeff Bezos e a revolução de APIs na Amazon;
- Vazamento dos dados do Snapchat;
- A API do Flicker;
- Pesquisa do Nicolelis (artigos publicado na revista Nature):
- O ursinho da Fisher Price.
Leave a Comment